- Programa portal do professor-espaço aula ,sugestão de aula
Tema:Paisagem urbana e rurais
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia (área humanas e sociais ) | Urbano e rural: modos de vida |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar e comparar diferentes paisagens.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
As atividades propostas têm o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades cognitivas: observação; descrição; comparação; relação e conclusão.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Atividade E 1: PROBLEMATIZAÇÃO
Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
Perguntar aos alunos se já foram a um sítio ou fazenda? Se for uma escola rural, perguntar em que cidades os alunos já foram;
Perguntar aos alunos quais as diferenças que eles perceberam entre a cidade e a fazenda ou sítio que visitaram.
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:
O primeiro vídeo, com 2 minutos e 9 segundos de duração, mostra a cidade do Rio de Janeiro, com seus edifícios, favelas, morros, praias, construções antigas, etc.
O segundo vídeo, com 1 minuto e 59 segundos, mostra o município de Bonito no Mato Grosso do Sul, com suas fazendas de criação de gado, paisagens naturais como cavernas e nascentes de rios,.
Recursos Complementares
Data show, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
Professor (a), oriente os alunos a escreverem uma história em quadrinhos onde deve ser representado o lugar onde ele mora. Peça que ele classifique a paisagem como urbana ou rural e que a descreva. O aluno será avaliado pelos desenhos e pela escrita. Professor (a), organize uma exposição com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula ou no pátio da escola
Opinião: o professor(a) explorou muito bem o tema,no primeiro momento aguçou a curiosidade dos alunos com sua aula expositiva fazendo questionamento sobre o tema em questão, no segundo momento o professor trabalhou vídeos relacionado com tema.Usou os recursos tecnológicas para complementar sua aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário